O Diretor

 
Jairo Maciel 

É formado em Direção Teatral (Graduação, Mestrado e Doutorado ) pela ECA-USP. Sendo que o Mestrado e Doutorado foram orientados pelo Professor, Doutor Clóvis Garcia. Atualmente está investigando o Grotesco no Teatro Contemporâneo no Pós-Doutorado. 

Começou a dirigir peças teatrais na cidade de Joinville a partir de 1982 com os seguintes espetáculos infantis pelo Grupo Caminhando de Teatro Dibidi a Procura de Amigos, Um Lugar Ideal, Trem da Imaginação e Vamos Brincar (todos de sua autoria ). Dirigiu ainda Como a Lua de Vladmir Capella, De Olhos Fechados de João Vianey. 

Ainda em Santa Catarina, dirigiu os seguintes espetáculos adultos: A Reação, A Feira, Terra da Promissão, Lavemundo, O Retrato, Alerta Geral e Grito Latino ( todos de sua autoria ). As Aventuras de Pedro Malazarte de Maria Helena Khünner, Memórias de Um Sargento de Milícias adap. Da obra de Manuel Antônio de Almeida. Mais Quero Asno Que Me Carregue Que Cavalo Que Me Derrube de Carlos Alberto Soffredini na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e Boi de Mamão de Gelcy Coelho, A Mais Forte de August Strindberg, Atendendo a Pedidos de Franz Xaver Kroetz, 

Em São Paulo, dirigiu os seguintes espetáculos: A Terra Prometida, A Reação, Querelle, o Anjo da Solidão ( todos de sua autoria ), Dois Perdidos Numa Noite Suja de Plínio Marcos, Dona Maria, a Louca de Antônio Cunha. Trem da Imaginação ( infantil de sua autoria). Quem Roubou Meu Anabela de Ivo Bender. Palhaços de Timochenco Webbi, Crianças, Flores e Bicicleta da obra de Adélia Prado. Todos os espetáculos foram apresentados pelo Grupo Caminhando de Teatro.

Como professor e diretor acadêmico da Faculdade Paulista de Artes Escola Macunaíma de Teatro, Faculdades Piratininga, Escola de Interpretação Teatral e Sindicato do Judiciário Federal ( São Paulo), dirigiu os seguintes espetáculos: Fausto de Goethe, Calígula de Albert Camus, O Despertar da Primavera de Frank Wedekind, O Cornudo Imaginário de Molière, Gota D água de Chico Buarque, Nossa Cidade de Thorton Wilder, A Casa Fechada de Roberto Gomes, Macunaíma de Mario de Andrade, Retábulo de Tantas Maravilhas e Um Retábulo para Cervantes de Cervantes, Terror e Miséria do Terceiro Reich e Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não de Bertolt Brecht, Burundanga de Luis Alberto Abreu, Numância de Cervantes, Os Miseráveis de Victor Hugo, Crimes e Crimes de August Strindeberg, Boca de Ouro de Nelson Rodrigues, A Morte em Shakespeare ( performance ), Pedreira das Almas de Jorge Andrade, Fuenteovejuna de Lope de Veja, Ifigênia em Áulis de Eurípedes, Bailei na Curva de Júlio Cesar Conte, Diálogo das Carmelitas de George Bermanos, Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu de Carlos Alberto Soffredini, Para Onde Foram as Pombas ( performance ), Os Excluídos de obra de Plínio Marcos. Felonia de sua autoria, Tem Fome de Quê? Adaptação de textos profanos medievais, O Assalto da crônica de Carlos Drummond de Andrade, O Grande Cidadão de Virgilio Martinho, Homens de Papel de Plínio Marcos, O Pastelão e a torta, texto profano medieval, A Farsa do Advogado Pathelin, texto profano medieval, Judas em Sábado de Aleluia de Martins Pena, Valsa nº 6 de Nelson Rodrigues, Marias, adaptação de textos sobre mulheres, História de Lenços e Ventos de Illo Crugli, Na Hora da Colheita, adaptação da obra de Silvia Manzano, Romanceiro dos Sonhos, da obra de Cecilia Meirelles, Palco Profano, Assim Começou, Uma Jornada de Humilhações, Nas Sombras da Cidade ( ambos de sua autoria), Liberdade, Liberdade de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, O Mendigo ou O Cachorro Morto de Bertolt Brecht. A Mancha Roxa de Plínio Marcos (também montada no Grupo Caminhando), Conversando no Bar das crônicas de Antonio Maria, Encontro Literário (a partir da filosofia grega), Auto da Acusação de Peter Handke, A Rua da Esperança de Jairo Maciel, Dom Quixote de La Mancha de Antonio José da Silva, O Judeu, A Velha Roupa Colorida criação coletiva, Caminhando Pelo Mundo criação coletiva e Alma Secreta e Feirando na Feira

Vivendo em Nova York, escreveu o livro de Contos A Traveller´s Road.

Pela Editora Giostri lançará em agosto o Livro acadêmico QUINZE ANOS DE ORGANIZAÇÃO DO TEATRO CATARINA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário